domingo, 24 de março de 2013

Empadão de Pato com Couve


Com o Domingo a terminar e quase a aparecer ai uma segunda feira, mas para mim não importa pois estou de férias heheheheheheheheheehehe, por esse motivo decidi fazer uma espécie de semana gastronómica  aqui em casa :) com experiências novinhas em folha. Hoje fiz o almoço, lanche e uma sobremesa, mas vou só publicar o almoço :) 

Para almoço convidei a Sogra e a Tia para almoçar, pois empadão rende :), posso só dizer que a minha sogra é um pisco a comer e repetiu, penso que está tudo dito, este empadão é divinal :)

Amanha partilho o lanche :) que estava delicioso, a sobremesa ainda não sei ainda não a provei :).

Boa semana e espero que gostem...



Ingredientes:

1 Pato  (Cerca de 2 kg)                     
 2 folhas de Louro                                                
1 haste de Aipo                   
1 ramo de Salsa
800g de Batatas                                  
2 dl de Leite magro                           
0.5dl de Azeite                    
1 Cebola
2 dentes de Alho                                
2 Cenouras grandes                          
½ Couve Lombarda            
1 Gema misturada com 2 c. (sopa) de Leite Magro

Preparação:

Corte o pato em pedaços, coloque-os numa panela de pressão, cubra com água, junte as folhas de louro, o aipo cortado em pedaços, a salsa e sal. Feche e leve ao lume deixando cozer durante 40 minutos, depois de começar a ferver.

Decorrido o tempo indicado, retire do lume, espere que todo o vapor seja libertado e abra a panela. Retire o pato, deixe amornar, elimine os ossos e desfie.

Lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperada com sal durante 35 minutos. Escorra, deixe amornar e elimine a pele. Passe pelo passe-vite, regue com o leite morno e mexa muito bem. . Reserve.

Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe alourar. Junte depois as cenouras raladas e a couve lombarda cortada em juliana fina e deixe saltear até que tudo fique macio. Acrescente depois o pato desfiado e 3 dl de caldo da cozedura e deixe ferver.

Disponha o preparado anterior num tabuleiro de forno, coloque por cima o puré de batata e alise. Regue a gema misturada com o leite e leve ao forno na função grill até que a superfície fique corada.

Retirada da Revista Saúde à Mesa de Março 2013

4 comentários:

  1. De férias? Há gente com sorte!! E eu que tenho as minhas ainda tao longe.... Que invejita te tenho Paulo, mas da boa!!!
    Quanto ao empadão tem um aspecto delicioso, se bem que eu teria que trocar o pato, por outra coisa! Nao aprecio! Mas ja o estou a ver com franguinho!!
    E o lanche so amanha porque??? ;)
    Esperaremos!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mena!

    Não é bem férias estou a gozar a licença de paternidade :) Frango também fica bem, tem um sabor muito agradável.

    Para fazer um pouco de suspense :) mas posso dizer, que foi um lanche muito bom com a Liliana disse no facebook :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Só encontro receitas deliciosas neste blog!
    bjs

    ResponderEliminar