quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Jardineira de Vitela (a partir dos 6 meses)

Hoje partilho mais uma receitinha para os mais pequeninos, a alimentação deles é fundamental, por esse motivo dedico-me de alma e coração em proporcionar as melhores refeição para o meu nenuco :) sempre com refeições caseiras :) Esta ideia foi retirada de um boião que vi à venda, faltou as ervilhas, mas como o Tomás ainda não as pode comer não coloquei, mas caso o seu bebé possa adicione-as :)

Deixo aqui um artigo que li e achei curioso:

Aprender a comer

Saiba como a alimentação contribui para o desenvolvimento do bebé a vários níveis.
O bebé descobre o mundo através da boca. É a levar à boca as mãos e os dedos, a fralda ou um brinquedo que a criança vai ser apresentada e apresentar-se ao mundo. Por isso se diz que, nos primeiros tempos de vida, vivenciamos a chamada fase oral.

Os alimentos não servem só para sobrevivermos e crescermos saudáveis, já que as funções alimentares se repercutem noutras partes do corpo e na adaptação inicial da vida humana. Segundo Teresa Sameiro, terapeuta da fala, o processo da alimentação contribui para que haja uma evolução de toda a estrutura oral da criança, condição básica para se adquirirem competências relacionadas com a linguagem. «A alimentação tem a ver com um crescimento motor que vai treinar as estruturas orais para, numa fase posterior, a criança aprender a dizer as palavras», explica.

MOVIMENTOS DA BOCA

Os movimentos da boca implicam o treino da capacidade de competências, como a do reflexo de sucção ativo no bebé durante os primeiros quatro meses. Por exemplo, no caso dos bebés prematuros sujeitos a uma sonda para se alimentarem, verifica-se um alto défice de sensibilidade intraoral e de deglutição, acrescenta a terapeuta.

É surpreendente o conjunto de respostas que um bebé dá nesta fase. Do ponto de vista motor, necessitará de usar uma colher de plástico duro (e não de silicone) para que receba a informação motora adequada durante a fase de transição para os alimentos sólidos. «Se fizermos uma ligeira pressão com a colher na língua, percebemos que, automaticamente, o bebé percebe o que tem de fazer e adapta a sua postura», explica.

Fonte: Sapo Crescer

Depois deste artigo vamos lá à receita e fotos, o malandro do elefante estava de olho na jardineira :)



Ingredientes (para 5 sopas de 250g +/-):

5 Batatas
3 Cenouras 
1 dente de Alho
1/2 Cebola
100g Alho Francês parte branca
1 Courgette
250g de Feijão Verde
120g de Vitela

Preparação:

Cortar os legumes, o mais pequenos possíveis e colocar numa panela, arranjar a vitela, eliminando a gordura e nervos que possa ter e adicionar juntamente com os legumes, colocar água e levar ao lume cerca de 30 minutos. 

Após esse tempo, escorrer a água, tendo o cuidado de a guardar pois pode via a ser necessário para adicionar à sopa se esta estiver muito grossa.

Triturar tudo, muito bem triturado, verificar se está ao gosto do seu bebé (pois cada bebé é um caso, o Tomás gosta dele mais grossinha, mas outro bebé pode gostar dela mais rala).

Utilizando uma balança divida por tupperwares, pesando a quantidade que o seu bebé come. Pode congelar. Na hora de servir adicione uma colher de café de azeite e bom apetite para o seu bebé.



1 comentário: