segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lasanha de Atum com Legumes à Wild

E começamos uma semana com muito sol e que falta fazia, apesar do calor a sugestão que hoje trago uma receita, daquelas que o Garfield gosta, :) 

"Lasanha é um prato feito em camadas baseado na junção de massas de macarrão em formatos de folhas com queijos e molhos diferentes. Não se sabe exatamente qual é a origem do mesmo, porém acredita-se que a lasanha seja tipicamente italiana.

O filósofo Cícero cita sua paixão por algo bem semelhante ao prato, com grandes camadas de massa. Embora se acredite que seja de origem italiana, existem evidências de que havia outro prato bem parecido à lasanha feito na corte do Rei Ricardo II, no século XIV, inclusive registado no primeiro livro de receitas da Inglaterra."

Fonte: História de Tudo

Esta receita da lasanha surgiu, enquanto estava às compras, em que a minha esposa e tia decidiram que eu ia fazer lasanha de atum, o rapaz é bem mandado (mas só às vezes) tirou esta bela lasanha da cartola...

Vamos lá à receita e fotos (esta primeira até faz crescer água na boca) ah a produção fotográfica foi a pressa, pois a fome da malta era negra :)



Ingredientes:

1 pacote massa lasanha fresca
3 cenouras raladas
1 cebola picada
2 dentes alho picados
1 courgette grande ralada
3 latas de atum
1lt bechamel (100g manteiga/ 100g farinha/ 1lt leite)
1 pacote queijo ralado
2 tomates (cortado em cubos)
Polpa tomate q.b.

Preparação:

Ligue o forno a 200º. Faça um refogado com a cebola, o alho, a polpa de tomate, azeite e tomate. Junte a cenoura e a courgette para saltear, mexendo bem. De seguida junte o atum já escorrido, envolva bem e reserve.

Faça o bechamel, colocando num tacho a manteiga e quando estiver derretida a farinha, mexe-se bem e vai-se colocando o leite pouco a pouco mexendo sempre, para evitar grumos. Deixa-se engrossar e reserva-se.


Num tabuleiro de forno, coloca-se um pouco de bechamel, de seguida uma folha de lasanha, um pouco de bechamel e um pouco da mistura do atum, vai-se fazendo camadas alternadas, finalizando com uma folha de lasanha. Coloca-se o resto do bechamel por cima, o queijo ralado e vai ao forno, coberto com folha de alumínio durante 20m, depois retira-se a folha e deixa-se ate o queijo estiver gratinado.


6 comentários:

  1. Paulo,

    É verdade que a primeira foto em que se vêem as camadas gulosas de lasanha com o bechamel a cair faz crescer muita água na boca, é verdade!
    Mas a última também, tudo tostadinho até dá vontade de ter mais olhos que barriga e querer a travessa toda só para mim!
    Eu cá sou uma Garfield e amoooooo lasanha! A tua está de comer e chorar por mais!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Ora bem.Paulo vamos ver se a minha teoria esta certa.... eu adoro gatos o garfield é um gato que por sua vez adora lasanha... yep eu tb gosto e muito e olha que de atum deve ser ca uma categoria.... uma excelente sugestao!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Ora ora Paulo, sorte da sua tia e esposa que tem um rapaz bem mandado e que sabe muito bem preparar um belo prato. Adoro lasanha, e Garfield é muito esperto, pois é uma massa muito saborosa. Gostei do recheio. Ficou linda. Beijinhos ótima semana

    ResponderEliminar
  4. Paulo,
    sorte da sua esposa ter um ótimo cozinheiro em casa,hehehe!
    Parabéns, a tua lasanha ficou um espetáculo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Paulo,

    adoro o Garfield já disse não já?
    Já deu para ver que na cozinha o Paulo é bem mandado:)
    Ficou deliciosa a lasanha, cremosa e tão perfeita, uma delicia mesmo.

    beijinhos

    ResponderEliminar